psicologia
Uma menina de 14 anos abre uma revista com conteúdo adolescente durante a aula, interrompendo o processo didático da aula.
O professor, para prosseguir com a aula, recolhe o item, especificando a aluna que irá devolver no termino da aula. Porém a revista não lhe pertencia, mas sim a outra aluna, sua amiga, que foi comunicada logo em seguida, e ao ser comunicada, indagou ao professor o que seria feito com a revista, que respondeu que iria ser devolvida no final da aula.
A aluna não aceitando o fato entrou em uma crise de choro, se levantou e se dirigiu ao professor requisitando a devolução da revista e assim a tomou de sua mão.
“A escola como o lugar privilegiado para formação exclusiva da cognição tem encontrado desafios antes não imaginados, pois em que pesem as tentativas de impedir o surgimento dos afetos no ato educativo, a sua presença aparece nas atividades propostas, nas relações que são estabelecidas, nos ditos e não ditos que povoam o imaginário escolar, convidando-nos a continuarmos refletindo e repensando o seu lugar nos processos formativos''
-A mídia influencia no comportamento dos adolescentes.
-A aluna desrespeita a ordem do professor, não atribui ao professor a devida autoridade.
-A revista representa para ela algo mais importante que a razão dela estar ali.
-Segundo a visão de Wallon H. Na nossa interpretação, atualmente a escola é uma instituição desagradável para os jovens, constituindo assim uma concepção aversa dessa instituição.
-O despreparo dos pais em relação dos pais em relação as situações que os alunos vivenciaram hoje na escola tornam cada vez mais os jovens vulnerareis aos aspectos negativos do paradigma social atual.
“A concepção walliana, então, parte da ideia segundo a qual o psiquismo humano foi, e continua sendo, produzido historicamente pelos próprios homens no interior das relações que estabelecem entre si e com a natureza.”
-O conceito walliano estabelece a interferência do meio externo no