Pet Glamour Etapa 3
O objetivo desse relatório é responder as seguintes perguntas referentes ao trabalho e formação de equipes na empresa Pet Glamour:
Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?
Como são os agrupamentos formais e os informais?
Quais são os conflitos mais comuns?
Formação de grupos no Pet Glamour.
Conforme a analise dos dados coletados podemos definir a formação de grupos no Pet Glamour como grupos formais e informais que se mesclam e/ou unem em objetivos comuns. Todos fazem parte de um grupo de tarefas.
Os grupos formais são o grupo de comando formado por João, Alba e Rui e os grupos de tarefa formada pelas vendedoras Elaine e Leila e os funcionários do banho e tosa formado por Edér, Anita e Léa.
Subordinada a João, Alba forma com as meninas do banho e tosa um segundo grupo de comando no qual ela é a líder. Não há elementos que indiquem se dentro desse grupo também existe um grupo de amizade entre ela e as meninas ou das meninas entre si. Acreditamos que por parte de Alba sim, devido a ela ter uma personalidade agregadora e/ou domínio dentro dos grupos.
No setor de banho e tosa temos um grupo de tarefa e interesses comuns entre as funcionárias Anita e Léa. São esses interesses: a realização da tarefa (grupo de tarefa), a inimizade com Edér e a fuga das responsabilidades referentes a organização e controle do estoque. Ambas utilizam o conflito existente entre os gestores com esse propósito.
O grupo de comando é subdividido entre os laços consanguíneos entre os sócios e Rui que é o gerente. Rui parece indiferente e não se misturar aos demais grupos operacionais devido a sua baixa amabilidade, pouca abertura para experiências e também por ser constantemente desautorizado por Alba. Vale ressaltar que no que se refere a admistraçao burocrática da empresa Rui e João também formam um grupo de tarefas, grupo esse sem a participação de Alba que não demonstra interesse em auxiliar o irmão nessa parte, cabendo a ela apenas a liderança operacional.