Recursos Humanos
1. Conceitos Relevantes
1.1. Planejamento de pessoal
Segundo Pontes (1988) o planejamento de pessoal tem como objetivo estimar as necessidades futuras, quais são as vagas que serão abertas e então detectar o internamento na empresa de pessoas que possuem potencial para ocupar tais vagas. O sentido então do planejamento de pessoal é fazer com que a empresa possa agir antes de tal fato, por exemplo, se o gerente de produção da empresa vai se aposentar no prazo de dois anos, nesse tempo haverá como a empresa identificar/ encontrar um funcionário capacitado para substituí- lo na função e assim treiná- lo de modo que ele se prepare para ocupar aquele cargo que brevemente será vagado.
A não realização de um planejamento de pessoal, principalmente em níveis de gerencia, pode gerar problemas como a promoção interna de alguém que não têm os requisitos básicos e o devido desenvolvimento para assumir o cargo, o que resultará em um mau desempenho deste. Outro problema neste sentido é o de que a empresa terá apenas uma única saída no preenchimento do cargo, o recrutamento externo, tal fato pode fazer com que surja uma crescente desmotivação dos funcionários ali inseridos e que se julgam com capacidade para tal função, pois não tiveram a oportunidade para demonstrar o seu potencial. De todo modo à contratação externa, muitas vezes pode se revelar como não sendo a melhor opção, já que o desempenho deste novo empregado não é algo conhecido e nem sempre a apresentação de um bom currículo significa um bom desempenho na mesma proporção. A empresa pode não ser muito feliz neste aspecto.
1.2. Análise de cargos como instrumento do recrutamento e seleção do pessoal
“Cargos são um conjunto de atribuições de natureza e requisitos semelhantes e que têm responsabilidades específicas a serem praticadas pelo seu ocupante (do cargo)” (LACOMBE, 2004 apud ARAUJO e GARCIA, 2009, p. 49). Desta forma atividade de cargos cuida da análise e da avaliação de cargos, em que levam em conta os