ciclo do concreto
Uma vez separado, britado, lavado e classificado em centrais de reciclagem, o concreto é triturado. O material resultante pode ser usado novamente como agregado para revestimento ou argamassa, na prevenção de processos erosivos na orla marítima, em recifes artificiais, na pavimentação de estradas e enchimento de fundações de construções.
Concreto armado (português brasileiro) ou betão armado (português europeu) é um material da construção civil que se tornou um dos mais importantes elementos da arquitetura do século XX. É usado nas estruturas dos edifícios. Diferencia-se do concreto (ou betão) devido ao fato de receber uma armadura metálica responsável por resistir aos esforços de tração, enquanto que o concreto em si resiste à compressão.
É uma mistura compacta de: agregados graúdos: pedras britadas, seixos rolados, etc. agregados miúdos: areia, pedregulhos. aglomerantes: cimento, cal não pode ser usado no concreto armado porque acaba corroendo o ferro responsável por suportar as forças de tração, podendo comprometer a estrutura com o passar do tempo. água adições minerais: Sílica ativa, metacaulim, cinza de casca de arroz, etc. aditivos: aceleradores, retardadores, fibras,corantes, etc.
A Análise do Ciclo de Vida é um método utilizado para mapear e quantificar os impactos ambientais associados a cada estágio do ciclo de vida de um produto. Essa ferramenta foi utilizada para analisar o ciclo de vida, do berço ao transporte, do concreto usinado destinado à confecção de estruturas de edificações em Curitiba-PR, visando conhecer o desempenho ambiental do produto. As unidades de processo que compõem o escopo do presente trabalho são: areia natural, pedra britada e cimento