A COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICA DE SONHOS
Bárbara Pereira Alves*
Chayene Cristina de Moraes*
Tawana de Oliveira Neder Paulino* Resumo
Desde a antiguidade o interesse pela análise do sonho vem crescendo, tanto no campo da Psicologia quanto fora. O objetivo deste estudo é apresentar a visão dos processos dos sonhos pelas várias perspectivas fenomenológicas-existenciais, destacando os poucos estudos encontrados em relação a esse tema, e em sua maioria com as interpretações a luz da psicanálise. O trabalho também visa à interpretação de um sonho pela compreensão fenomenológica. Assim, podendo compreender o fenômeno onírico e o quanto isso poder ajudar em um processo terapêutico, no decorrer do trabalho destaca-se as diferenças e as semelhanças encontradas nas formas de compreender os sonhos. Levando em consideração que não são todos os sonhos que poderão ser interpretados, pois alguns não oferecem uma clareza necessária para a interpretação do terapeuta.
Palavras-chave:Sonho; Análise do sonho; Fenomenológico-existencial; Relato do sonho.
Os Sonhos e suas Interpretações
No Brasil, fala-se muito pouco das interpretações dos sonhos na abordagem fenomenológica-existencial, sendo as mais predominantes interpretações nas perspectivas junguianas e psicanalítica.
Os sonhos fazem parte da vida de todo o ser humano, trazendo através de imagens e de falas, sendo estas objetivas ou não, situações que remetem ao nosso cotidiano ou mesmo situações que para nós aparem confusas ou sem nenhum sentindo, tornando todo aquele fenômeno surreal. O fato de sonharmos remete-nos a várias reflexões a cerca da nossa história e do mundo a nossa volta, pois todos os sonhos nos trás características únicas. Ao longo da História, o sonhar despertou muitas curiosidades acompanhadas de vários questionamentos, mas sem respostas concretas a cerca desse assunto.
É preciso que atentemos, como nos alerta M. Heidegger, para a historicidade (no caso) o sonhador. O homem é