Satre, psicanalise existencial
Realizando o imaginário: da concepção sartreana sobre os sonhos à uma clínica existencial do sonhar
(Realizing the imaginary: from Sartre’s conception of dreams to an existential clinic of dreaming) (Realizando el imaginario: de la concepción sartriana sobre los sueños a una clínica existencial del soñar)
Gustavo Alvarenga Oliveira Santos* Resumo
Existe pouca bibliografia a respeito do fenômeno dos sonhos no Brasil que se alicerça em uma perspectiva fenomenológicaexistencial. O sonho é um elemento de suma relevância para o trabalho psicoterápico e uma base teórica faz-se necessária para a compreensão desse fenômeno no contexto da existência do indivíduo como um todo. O texto tem como objetivo apresentar a concepção de Sartre a respeito dos sonhos, conforme sua obra: O imaginário, de 1940. A forma como o autor entende o fenômeno onírico como uma das manifestações imaginárias contribui para a compreensão do sonho na terapêutica existencial. Visto como um fenômeno da imaginação, o sonho pode ser entendido no mundo real quando se aproxima da intenção imaginante que compõe o seu enredo. Assim, o terapeuta busca resgatar a intenção da consciência imaginante no ato mesmo de produzir o sonho e desvelar essa intenção naquilo que ela traz de significativo para a existência do indivíduo como um todo. Palavras-chaves: Clínica existencial; Sonho; Sartre.
Abstract
A limited bibliography concerning the phenomenon of dreams can be found in Brazil, based on a phenomenological-existential perspective. The dream is an element of utmost relevance to psychotherapy; so, a theoretical basis is necessary for the
.
*
Texto recebido em novembro/2007 e aprovado para publicação em março/2008. Mestre em Psicologia Clínica, psicoterapeuta existencial, professor das Faculdades Metropolitanas de Belo Horizonte, professor do Curso de Especialização em Psicologia Clínica FEAD/MG, e-mail: