Filosofia Contemporânea - Pensamento do século XX
Pensamento do século XX
São Paulo
2014
Século XX: Uma era de incertezas.
O século XIX foi uma época de grandes descobertas em várias áreas. Das literaturas as ciências sócias. O capitalismo fervia e a industrialização se expandia, além dos avanços científicos característicos da época. Pode ser caracterizada também como uma época de grandes convicções, que vieram a ser abaladas – e muitas esquecidas – com o inicio do século XX. Logo na passagem de um século para o outro Freud funda a psicanálise, e quase paralelamente Einstein aparece com a Teoria Geral da Relatividade, abalando as ideologias e as verdades que até o momento eram irredutíveis. As duvidas e incertezas começavam a surgir no pensamento dos grandes filósofos e cientistas, o que abriu caminho para varias descobertas feitas no decorrer do século.
Com a vinda do século XX, vieram grande acontecimentos, tão grandes quantos desastrosos. Políticas ideologias, com o Nazismo e Socialismos (junto à fundação da URSS) são impulsionadas ao mundo através de duas grandes guerras que ocorreram em menos de 50 anos, causando a diminuição de 10% da população mundial, o que resultou também em contrastes econômicos em quase todo o planeta. Além de uma guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética pelo domínio socioeconômico do planeta, que só veio a terminar com o fim da URSS. Na mesma época, as tecnologias e as ciências tão saltos gigantescos, com na exploração do cosmos, com os novos meios de comunicação e com as engenharias. Em contrapartida, os avanços tecnológicos trazem a tona uma corrida armamentista, e ajudam a criar uma profunda desigualdade social. Enquanto boa parte da população sofria as conseqüências dos acontecimentos anteriores 15% da população detinha quase 80% da renda mundial.
Por tudo isso, os grandes pensadores da época se dividem ao darem uma visão sobre esse tempo. Alguns vêem como uma época trágica e