43 132 1 PB
A relação entre o neotomismo e o tomismo analítico
Prof. Dr. Ivanaldo Oliveira dos Santos1
Resumo
O objetivo deste artigo é estudar a relação existente entre o neotomismo e o tomismo analítico. Inicialmente, é realizado um debate com Pouivet, o qual realiza uma distinção entre neotomismo e tomismo analítico. Depois é apresentada a continuidade entre essas duas expressões do tomismo. Por fim, afirma-se que o tomismo analítico está integrado dentro do neotomismo. Ele representa a continuidade da tradição neotomista no século XXI.
Palavras-chave: neotomismo, tomismo analítico e tradição.
Relation between neothomism and the analytical thomism
Abstract
This Paper aims at studying relation between neothomism and analytical thomism.
Initially, one carries out a debate with Pouivet who makes a distinction between neothomism and analytical thomism. Afterwards one presents continuity throughout these Thomism two expressions. Finally, one claims analytical thomism is integrated within, into neothomism. It presents analytical thomism tradition continuity, in the twenty-first century.
Key words: Neotomism. Analytical Thomism, Tadition.
Introdução
S
egundo Araújo, Tomás, “um frade italiano do século 13, está virando, cada vez mais, para uma série de filósofos contemporâneos, objeto de reflexão e estudo” (Diário do Povo, 13/04/1997). O frade a que Araújo se refere é Tomás de Aquino (1225-1274), um filósofo do século XIII, que desenvolveu uma das mais sofisticadas estruturas de argumentação e de pensamento. O Ocidente não seria o mesmo sem Tomás de Aquino. Ao longo dos séculos, os seguidores de Tomás, conhecidos como tomistas2, procuraram criticar e também dialogar com uma grande variedade de correntes de pensamento filosófico. Um desses diálogos está sendo travado atualmente. Trata-se do tomismo analítico.
Ano 10 • n. 1 • jan./jun. 2010 - 43
CURSO DE FILOSOFIA
Aproximadamente, desde a década de 1960, vem-se desenvolvendo um frutífero diálogo entre o