diavoli
DOI: 10.4034/PBOCI.2012.121.07
Levantamento Epidemiológico dos Casos de Câncer de Boca em um
Hospital de Referência em Campina Grande, Paraíba, Brasil
Epidemiological Survey of Oral Cancer Cases in a Reference Hospital of Campina
Grande, State of Paraíba, Brazil
1
2
3
Sérgio Henrique Gonçalves de CARVALHO , Maria Sueli Marques SOARES , Robéria Lucia de Queiroz FIGUEIREDO
1
Mestre em Estomatologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.
2
Professora do Departamento de Clínica e Odontologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.
3
Professora do Curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande/PB, Brasil.
RESUMO
Objetivo: Determinar dados epidemiológicos e analisar variáveis relacionadas ao paciente, ao tipo histológico, localização anatômica da lesão, hábitos bucais, estadiamento clínico e à classificação do tratamento do pacientes com câncer de boca, atendidos num Hospital de referência, na cidade de Campina Grande-PB.
Método: Foi realizada coleta de dados em prontuários de todos os pacientes portadores de neoplasia maligna de boca, diagnosticada entre 1999 e 2008, sendo submetidos à análise estatística descritiva.
Resultados: Do total da amostra de 473 casos de câncer bucal foi observado que 62,71% eram do gênero masculino e 59,96% eram leucodermas. A idade dos pacientes variou de 07 a 90 anos, com média de 65,5±13. O carcinoma espinocelular foi o tipo histológico mais prevalente (86,20%), seguido por carcinoma mucoepidermóide (5,10%), adenocarcinoma (2,10%), carcinoma metastático e linfoma não
Hodking com (1,70%) cada. A língua foi localização anatômica mais comum do carcinoma espinocelular (29,60%). A maioria das lesões foi diagnosticada em estádios clínicos III e IV. A presença de hábitos nocivos foi observada em 78,81% dos casos analisados, sendo a associação fumo/consumo de bebidas a mais