Acadêmico
A escolha de um curso superior é um momento difícil em que todos os alunos concluintes do ensino médio enfrentam, a opção certa pode significar uma carreira promissora, mas a problemática se deve a questão de com qual curso os alunos mais se identificam, eleger um curso de forma equivocada significaria o abandono do mesmo.
Com esse enfoque, devido às várias discussões sobre esse assunto tão relevante, esse trabalho compreende demonstrar a dificuldade que o jovem tem na escolha de um curso superior. Fazendo um comparativo entre a rede privada de ensino, realizada na turma única de terceira série do 2°grau da Escola Tancredo Neves e, da rede pública, na turma de terceira série do 2° Grau da Escola Estadual de Ensino Médio Engenheiro Palma Muniz, ambas na cidade de Redenção, Estado do Pará.
Quanto às dificuldades de escolha, há vários fatores determinantes que vão desde a falta de conhecimento de qual curso o seu perfil se encaixa, desde a decisão de entrar no mercado de trabalho.
Faz-se necessário avaliar como esses alunos buscam conhecer sua vocação antes de prestar vestibular e qual área mais se interessam para a escolha de um curso superior que lhes tragam satisfação profissional.
2. Objetivos
2.1. Objetivo Geral
O objetivo principal deste trabalho é apresentar a problemática de escolha do curso superior por jovens alunos do ensino médio das diferentes redes de ensino.
2.2. Objetivos Específicos
Demonstrar a dificuldade da escolha assertiva do curso superior para o futuro profissional;
Detectar em que grupo de alunos a dificuldade de escolha foi maior ou menor;
Avaliar quais áreas do ensino superior os alunos mais se identificam.
Influências externas na tomada de decisões a cerca do futuro acadêmico
.
3. Metodologia
Os procedimentos metodológicos utilizados a abordagem qualitativa e para a coleta de informações o instrumento questionário (Apêndice I), tendo sua interpretação pela análise do conteúdo a seguida.