Filosofia contemporanea ftc
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
Dicentes:
•LUANA
•THALES
•ETONILDO
BASTOS
Docente: Adjoane Sousa
INTRODUÇÃO
A filosofia sofreu mudanças significativas com o decorrer do tempo e teve aspectos relevantes em cada um de seus períodos: filosofia antiga, filosofia medieval, filosofia moderna e filosofia contemporânea. A Filosofia Contemporânea abrange o pensamento filosófico que vai de meados do século XIX e chega aos nossos dias. Esse período, parece ser o mais complexo e o mais difícil de definir, pois as diferenças entre as várias filosofias ou posições filosóficas nos parecem muito grandes pelo fato de estarmos vendo surgir entre nós.
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
Ao contrário das filosofias antiga, medieval e moderna, que possuem uma unidade bem delimitada e, assim, apresentam características determinadas, a filosofia contemporânea é formada por diversas tendências e diferentes problemas, sem apresentar portanto, uma orientação comum que possa vir a caracterizar o que seja o pensamento contemporâneo. De modo geral, a filosofia contemporânea começa a partir da crise do pensamento moderno. Se o pensamento moderno se funda na soberania da razão, o contemporâneo nasce com a crítica ao racionalismo. Podemos situar historicamente este nascimento, de acordo com alguns autores, por volta do ano de 1831, ano da morte de Hegel (1770-1831), todavia não há uma unanimidade quanto a esta data, já que muitos autores defendem a tese de que este nascimento só irá ocorrer nas últimas décadas do século XIX.
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
As principias Contemporânea:
correntes
da
Filosofia
1) O iluminismo representa uma síntese prática, divulgadora, de empirismo e racionalismo. Kant representa-lhe a síntese crítica especulativa, fundindo os dois fenomenismos em fenomenismos superior, daí surgindo o idealismo, que em Kant toma o nome de criticismo. Neste afirma-se, explicita e sistematicamente, a concepção, como dissemos, é a significação profunda do