Metodologia cientifica
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino
Resumo crítico.
Leia o texto “Plágio acadêmico: ignorância, má fé ou problema estrutural?, disponível em: https://www.ufmg.br/cedecom/labcon/formato/materias/plagio-academico-ignorancia-ma-fe-ou-problema-estrutural/ Acesso em 19/03/2013
Resumo:
Usar textos, idéias ou imagens de terceiros sem mencionar a autoria é plágio, tema tratado pela lei 9.610 e pelo Código Penal Brasileiro.
O chefe do departamento de Comunicação Social Profº Delfim Afonso Jr. Compartilha da idéia de que a Universidade deve fazer cumprir as leis do país sobre propriedade intelectual e explica que professores e colegiados são responsáveis por intervir e orientar os estudantes sobre o plágio.
Delfim esclarece do ponto de visto formal o aluno tem o direito de contestar as acusações de plágio em quatro estância.
A estudante de Comunicação Social, A.C, á foi penalizada por plágio e acredita que a falta de tempo leva o aluno a praticar plágio.
A estudante Luana Flávia, aluna de Comunicação social acredita que plágio é antiético.
A professora de História Natalia Barud acredita que o plágio não deve ser relevado.
Para o pesquisador do Grupo de estudos em Mídia e Esfera Pública, Bráulio de Britto, afirma que o plágio não se dá apenas na direção do aluno/professor, o contrário também acontece, na sua opinião as idéias são muito mais uma produção coletiva do que individual, ele acredita que o plágio é um concepção infundada de que as idéias tem autores e causas definidos.
Em minha opinião o plágio além de ser crime é uma ilusão ao acadêmico ou profissional que o prática.
No caso do acadêmico, ele procurou um atalho para simplesmente entregar um trabalho, mas quando se tornar um médico, advogado, por exemplo, não será eficiente e capaz.
No mundo corporativo também há diversas situações de plágio, o subordinado passa uma idéia ao seu superior com a intenção de se destacar entre os demais e mais