Caminhos e descaminhos da Química no Ensino Médio
Capítulo 2
Caminhos e descaminhos da
Química no Ensino Médio
Introdução
A Química escolar apresenta dois aspectos amplos e decisivos em sua constituição, que são a definição do currículo – tomando como a seleção a sequência de conhecimentos químicos assumidos pelas escolas – e o modo ou modos como se dão as aulas.1 Currículo?????
O currículo escolar é a organização dos tempos, espaços e práticas em que a escola vai desenvolver os diferentes conhecimentos e valores considerados necessários para a formação de seus alunos.
1. Como se dá o currículo de Química no Ensino Médio?
O ensino médio “tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores” (Art.22, Lei 9.394/96)
No entanto tanto nas licenciaturas quanto no
Ensino Médio, a organização dos cursos de Química costuma seguir uma lógica estrutural conteudista, seguindo uma sequência linearizada dos conteúdos.
Embora a realidade empírica, macroscópica, vivencial costume aparecer, mas somente como instância de motivação ou como ilustração dos conteúdos apresentados. Outro fator relevante citado pelo autor é a abordagem fragmentada e descontextualizada dos conteúdos, tanto por parte dos professores quanto pelos livros didáticos. 1
2. O livro didático é como se fosse um currículo pronto para ser usado?
Para que o livro didático faça parte de um processo educacional com qualidade, o professor não deve usá-lo como uma "cartilha fechada", mas como um ponto de partida para o desenvolvimento da aprendizagem.3
Análise do livro didático
1.
2.
3.
4.
5.
Pontos utilizados para análise:
A presença e a interação entre os três aspectos do conteúdo químico: fenômeno, teoria e linguagem;
O uso de abordagem indutiva e/ou dedutiva;
O uso de problematização para promoção da aprendizagem; A presença