ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DA SAÚDE MENTAL DE UMA PACIENTE ESQUIZOFRÊNICA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
Disciplina: Psicopatologia Fenomenológica
Professor: Magno César
ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DA SAÚDE MENTAL DE UMA PACIENTE ESQUIZOFRÊNICA
Ana Cristina Nogueira
Cecília Pinto Paracampos
Fortaleza - CE
Novembro/2011
INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetivou compreender a vivência de uma paciente do Hospital de Saúde Mental de Messejana, que apresenta um quadro esquizofrênico, através de uma pesquisa qualitativa norteada por um roteiro de anamnese, em decorrência da disciplina de Práticas Integrativas V.
De Acordo com Amatuzzi (2009), em uma abordagem fenomenológica acerca da saúde mental, o pesquisador deve colher informações tanto da sua reflexão pessoal quanto sistemáticas, se inserindo em alguma situação previamente escolhida ou de alguma forma planejada. Por isso, ao entrarmos em contato com o fenômeno a ser estudado, enquanto pesquisadoras; perguntamos, questionamos, anotamos e gravamos em nossa memória em fim, observamos todos os pontos de destaque para depois analisar e transformá-las em narrativas.
Para a avaliação do caso, fizemos referência às teorias estudadas em Psicopatologia Fenomenológica, tais como “Compreensão da Psicopatologia a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty”, Virgínia Moreira, “De Carl Rogers a Merleau-Ponty: a pessoa mundana em psicoterapia” também de Virginia Moreira e “A perda do contato vital com a realidade na esquizofrenia, segundo Eugène Minkowski” de Mário Eduardo Costa Pereira.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Tatiana Dias é paciente do Hospital Mental de Messejana, teve sua primeira internação aos 20 anos, na época não foi possível acompanhamento psicológico por falta de profissional na instituição. Hoje, com 24 anos, encontra-se internada, e segundo seu prontuário, foi trazida por policiais após ser encontrada na