A CIVILIZAÇÃO INCA- HENRI FAVRE
A CIVILIZAÇÃO INCA- HENRI FAVRE
Precursores e Concorrentes.
Quando os espanhóis chegaram ao Peru, em 1532, os Incas já havia consolidado seu império por todo o planalto e a planície costeira dos Andes. No entanto este império teve sua origem bem obscura, sendo considerado até intrusos na região, sua expansão somente começou em meados do séculos XV, durante o reinado de Pachakuti, nono soberano de Cuzco. Porém embora tardia, essa expansão assegurou-lhes rapidamente a herança cultura que muitos povos ajudaram a forjar e enriquecer ao longo de um passado muitas vezes milenário.
A 14 mil anos, devido a desertificação e o recuo das geleiras, pequenos grupos de caçadores e coletores foram levados a embocadura de rios, que desciam da do flanco ocidental da cordilheira.Dandinício a civilização Chavin A escassez dos recursos por conta da aridez levaram essas comunidades, a explorarem produtos marítimos e a ter suas primeiras experiências agrícolas.
Com técnica de plantio, colhiam aboboras, pimenta, vagem algodão e o milho, além de terem domesticado a Lhama, a cultura agrícola aumentou com o decorrer do tempo, o que reduziu drasticamente a progressivamente a importância da caça, da coleta e da pesca. No II milénio a cerâmica aparece quase simultaneamente em regiões entre Lima, Casma e Kotosh. De qualquer modo a construção de grandes edificações religiosas como o de Mãos Cruzadas (1500 a.C), este em pedra, e as primeiras pirâmides em tijolo secos, de La Florida e Rio Seco (1800 a.C), o que se supõe um desenvolvimento econômico e social.
A demanda da agricultura promoveu diversas modificações demográficas, o que resultou em diversos novos povoamentos, mostrando um desenvolvimento populacional, que se aninhava ao redor de centros cerimoniais, os quais eram dominados por uma elite sacerdotal, e eram formados por terraços, pirâmides e templos. Um exemplo disso é a civilização Chavin, que exaltavam o deus puma, jaguar, e toda