incas
Cristiane Chuarts
Cris.chuarts@ibest.com.br
Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET-PR.
Resumo: Os Incas, uma das civilizações Pré-colombianas, tinham técnicas de engenharia muito admiradas, porém a grandeza da civilização Inca não se evidenciou apenas em suas técnicas de engenharia, mas também na maneira como esta civilização organizou seu Estado, criando, para tanto, um sistema de cordas - os quipus - para registros alfanuméricos, usados nos séculos XV e XVI para codificar suas informações e resolver problemas numéricos.
Palavras-Chave: Incas, Quipus, Sapa, Engenharia e Civilizações Pré-Colombianas.
Introdução: Esta comunicação foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica do povo Inca. A abordagem reúne aspectos históricos quanto a formação do império Inca e uma breve descrição dos aspectos culturais deste povo. Sendo um dos principais povos Pré-Colombianos os Incas desempenharam papel relevante, tanto na história da América Latina, quanto na influência que exerceu na cultura Espanhola. Na Matemática procurou-se ênfase na forma dos registros numéricos deste povo, através dos quipus, na cultura e construção do império Inca. Uma abordagem que podemos denominar de lógico-racional e de similar com alguns dos conhecimentos matemáticos de nossos dias, foi possível resgatar registro desta civilização, e também observar que havia um vasto conhecimento contábil, que até certo ponto bastante secreto, que continham características científicas e matemáticas de controle patrimonial e de sistemas de escrituração contábil eficientes.
1. Desenvolvimento
1.1 Um pouco de História
O legado das antigas culturas andinas, como a de Chavín, Paracas, Huari, Tiahuanaco e outras, foi o alicerce sobre o qual o império inca desenvolveu uma civilização agrária e teocrática que, apesar de seu poderio e extensão, não conseguiu resistir ao avanço dos conquistadores espanhóis. O império inca,