Incas
QUARTO PERÍODO
PESQUISA HISTÓRI DOS INCAS
Aluno: Getúlio B. Fernandes
Trabalho apresentado ao Centro de Formação Teológica (CEFORTE) como trabalho para obtenção de nota no 4° Período, Em Missiologia, no curso livre em Teologia.
PROFESSOR: Pr. Joanito
GOVERNADOR VALADARES
NOVEMBRO /2012
História dos Incas
Introdução
A Civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cuzco. Foram conquistados e dominados pelos espanhóis no ano de 1532. Os Incas viveram aproximadamente de 3000 a.C. a 1500 d.C. Os atuais povos indígenas do Peru são descendentes dos Incas.
História
Esse povo tornou-se conhecido em todo o mundo pela sua cultura e tradição, pelos objetos de ouro que confeccionavam pela utilização de pedras em suas obras tais quais estradas nas montanhas, canais de irrigação, etc. Os Incas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses como o trovão, a lua, o mar, o sol, etc. Sacrificavam animais e humanos em honra aos deuses que cultuavam.
A capital do Império Inca chamava-se Cuzco, e lá havia o maior templo de culto ao deus Sol, o principal deus da religião inca.
A sociedade inca era dividida em três grupos, que se organizavam hierarquicamente formando uma pirâmide: Na base ficavam os yanaconas, que eram escravos selecionados para proteger seus senhores; na parte do meio da pirâmide ficavam os nobres que eram membros da família do Inca ou descendente dos chefes de clãs; e os sacerdotes, denominados de “Grande Inca”, ficavam no topo da pirâmide e realizavam culto ao Sol. Eles eram responsáveis pelos cultos religiosos e pela educação dos jovens.
Homens casavam aos vinte anos e mulheres aos dezesseis. Eles mesmos escolhiam com quem casar e ao realizarem a cerimônia recebiam terras para morar.
6 milhões de incas habitavam Cuzco, a