Inca
Essas ações compreendem a assistência médico-hospitalar, prestada direta e gratuitamente aos pacientes com câncer como parte dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a atuação em áreas estratégicas, como prevenção e detecção precoce, desenvolvimento da pesquisa e geração de informação epidemiológica, entre outros.
O INCA coordena vários programas nacionais para o controle do câncer e está equipado com o mais moderno parque público de diagnóstico por imagem da América Latina integrado com o Centro de Pesquisa em Imagem Molecular.
O INCA recebe também o apoio da Fundação do Câncer, uma entidade privada sem fins lucrativos, que foi criada em 1991, com a finalidade de colaborar com o Instituto em todas as suas áreas de atuação. Sua principal receita vem do SUS, que remunera os serviços de assistência oncológica prestados pelo Instituto.
Por essas e outras coisas o INCA se tornou referência nacional e internacional no tratamento do câncer, fazendo com que pessoas de outros países venham se tratar no Brasil.
1) Como posso ser atendido no INCA?
Para ser paciente no Instituto é preciso ser encaminhado ao INCA por um médico e ter o diagnóstico de câncer confirmado, ou forte suspeita, por exame citológico ou histopatológico (que permite determinar a natureza de uma lesão) ou por meio de exame de imagem com indicação de tratamento oncológico.
3) Quem faz o primeiro atendimento?
O primeiro atendimento no INCA é feito por médicos especialistas, que avaliam cada caso. Após esta análise, e havendo possibilidade de tratamento oncológico específico (cirurgia, quimioterapia ou radioterapia), é feita a matrícula do paciente no Instituto, com a abertura do prontuário médico. Quando não há indicação para tratamento no INCA, os casos são