Ensaio Bibliogr Fico
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Instituto de Ciências Humanas
Curso de História - Licenciatura
Método e Prática em Pesquisa de História
Prof Dr Adhemar
Ensaio Bibliográfico
Nicole Angélica Schneider
Pelotas Junho, 2015
Introdução
Os livros foram escolhidos devido à disponibilidade destes na Biblioteca da Universidade Federal de Pelotas e na internet de forma integra e gratuita. A primeira obra selecionada foi de Henri Favre, A Civilização Inca, livro de 1972, traduzido para português em 1987. O segundo livro a ser trabalhado nesse Ensaio é As Civilização Pré-Colombianas de Henri Lehmann do ano de 1990. A última obra é mais recente entre os três, de Lorena Gouvêa Araújo, com sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com o título As Virtudes Do Inca: A invenção do passado indígena na obra de Inca Garcilaso de la Vega.
Diante destas três obras, busco encontrar destaques para contribuir na minha pesquisa que será proposta a diante no Ante-Projeto nesta disciplina, que abrangerá a obra de Garcilaso de la Vega e sua interpretação do povo andino inca.
Desenvolvimento
O livro de Henri Favre apresenta um pouco de tudo sobre o Império Inca, dissertando acerca das formas de poder que predominaram na população, as artes e saberes construído característico deste povo, suas bases econômicas que regiam as convivências até seu fim com a invasão e derrota para os espanhóis. A Civilização Inca apresenta um Império gigantesco e faminto por mais territórios de domínio.
A população compreendida nos limites do Império tem sido objeto de estimativas vagas e contraditórias, fundadas em bases ainda incertas, mas é duvidoso que tivesse ultrapassado 10 milhões de habitantes às vésperas da chegada dos europeus. Compunha-se de uma centena de grupos étnicos de importância desigual, que se diferenciavam uns dos outros pela língua e pela cultura. Por mais ligadas que tivesse sido por uma “co-tradição” forjada