Relatório Construção de Brasília
Brasília
SILVA, João Pedro Gurgel.
1. Introdução
Entre os dias 15 de Dezembro de 2014 à Dia 18 do mesmo mês, a 12a Turma de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia, guiada pelo Professor Sylvio Luiz Andreozzi, visitou a cidade de Brasília, para além de consolidar os conhecimentos apreendidos nas aulas de Geografia Política e Econômica e que também tangenciam as outras matérias do período, a viagem propiciou fomentar análises críticas e reflexões sobre o discurso político, o planejamento político, os Inter fluxos de uma cidade dinâmica como Brasília, perfeito objeto de estudo tanto para a Geografia Política quanto para a Geopolítica.
2. Desenvolvimento
A viagem começa às 06h00min do dia 15/12, e junto começa a aula de campo, a saída é feito da Universidade Federal de Uberlândia rumo à Brasília e termina às 16h30min do dia 19/12 no mesmo ponto de saída.
2.1 Território; Trunfos do Poder; Potencialidades.
Durante a viagem de ônibus, o professor Sylvio trouxe o que foi visto na disciplina de Geografia Política e Econômica para a realidade observada pelos alunos.
Passamos pelo Rio Paranaíba, no qual se encontra a fronteira política – forma geográfica de distinção dos territórios – entre Minas Gerais e Goiás. O território é uma construção política: se dá por decisões do governo federal e dos estados, também de acordo com questões históricas e sociais. Já a territorialidade é o sentimento de pertencimento a um determinado território, e se dá do local para o regional, até o nacional. O fundamento da sociedade é como as pessoas percebem seu espaço, e existem parâmetros que regulam o meio social. O poder é construído através dos detalhes da territorialidade.
Sobre a paisagem, somos convidados a analisar a mudança do Cerrado e como o homem utilizou-se dele para produzir. Ainda em Minas Gerais, além de estarmos em uma rodovia duplicada, a produção agrícola chega à borda da estrada, porém cultivada em lugares estratégicos