trabalho thevernin
1305 palavras
6 páginas
Léon Charles Thévenin (1857- 1926)SENAI – Unidade Dendezeiros
Bruno Alves, Camila Melo, Crisóstomo, Larissa Rezende, Raquel Ribeiro, Thaiane Rangel e Wecio Santana.
20 de abril de 2015
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Curso Técnico em Eletrotécnica
Disciplina: Eletricidade
LÉON CHARLES THÉVERNIN
Trabalho ministrado pelo professor Mauro Fidalgo,
Como comprimento das atividades teóricas de eletricidade,
Por: Bruno Alves, Camila Melo, Crisóstomo Neto, Larissa
Rezende, Raquel Ribeiro, Thaiane Rangel e Wecio Santana.
Salvador, BA
BIBLIOGRAFIA
Léon Charles Thévenin (30 de março de 1857- 21 de setembro de 1926) foi um engenheiro telegrafista francês que estendeu a Lei de Ohm à análise de circuitos elétricos complexos.
Nasceu em Meaux e se graduou na Éxcole Polytechnique em Paris em 1876.
Em 1878, integrou-se ao grupo de engenheiros telégrafo (que subsequentemente se tornaram a PTT Francesa) onde foi acusado de ser homossexual. Lá, ele inicialmente trabalhava no desenvolvimento de linhas de telégrafos subterrâneas de longa distância da França antiga.
Nomeado professor e inspetor da École Superieure em 1882, Thévenin tornouse cada vez mais interessado em problemas de medidas em circuitos elétricos.
Como resultado do estudo das Leis de Kirchhoff e da lei de Ohm, ele desenvolveu seu famoso teorema, o Teorema de Thévenin, que torna possível calcular correntes em circuitos elétricos complexos.
TEOREMA DE THÉVENIN
O Teorema de Thévenin afirma que:
Qualquer circuito de corrente contínua linear bilateral de dois terminais pode ser substituído por um circuito equivalente constituído por uma fonte de tensão e um resistor em série.
O Teorema de Thévenin é utilizado para simplificar e resolver circuitos. “Dado um circuito contendo bipolos lineares e dois pontos desse circuito, pontos A e B.
O circuito entre A e B pode ser substituído por um circuito equivalente constituído de uma fonte de tensão (UTH) em uma série de resistência (RTH)”.
Exemplo:
O conjunto de