Incas
- Teoria e história da Arquitetura e Urbanismo.
“Pré-colombianos”
Arquitetura Inca
Os incas desenvolveram várias construções, com enormes blocos de pedras encaixadas, como de templos, casas e palácios. Eles jamais construíram pirâmides, as encontradas em seu habitat são anteriores a essas civilizações. Os palácios e casas dos nobres em geral tinham uma planta quadrada e as construções religiosas eram circulares. As casas do povo e os depósitos de alimentos eram simples, feitos em pedras colossais, já os templos, palácios e edifícios do governo, tinham paredes de pedras geométricas regulares, polidas e encaixadas umas na outras sem argamassa. A maneira de trabalhar a pedra, tanto na escultura quanto na arquitetura, era sua forma de expressão artística. Seus templos, palácios e fortalezas mostram técnicas fabulosas de trabalho em pedra talhada. Em alguns edifícios, usaram blocos retangulares de pedras talhadas dispostos em fileiras.
Eles eram especialistas em cortar pedras. Construíram muitas estradas, cidades, armazéns, fortalezas, templos e santuários.
Contudo, as mais intrigantes das construções Maias, talvez sejam: Templo do Jaguar, Poço Sagrado e de Chichen Itza A arquitetura Maia esteve sempre muito ligada aos seus ideais religiosos. Os Maias eram politeístas, e também acreditavam na vida pós morte. Ao lado da arquitetura, a arte Maia se desenvolveu intensamente na escultura, com os monólitos, amplamente coloridos e refinados que decoram os templos e palácios.
Por ser uma região afetada pela presença constante de terremotos, os Incas desenvolveram uma técnica construtiva de amarração de pedras, de modo que suas construções ganharam uma resistência frente a movimentação de terra.
Sendo essa região marcada pela presença de terremotos, convém observar que mesmo as construções de grande porte, resistiram muito bem a fortes abalos, ao contrário de diversas feitas pelos europeus e que