Empresas Brasileiras e o desafio da Competitividade
Competitividade Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado objetivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada.
Competitividade empresarial Baseia-se na obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado. Se a rentabilidade de uma empresa, numa economia aberta, é inferior à dos seus rivais, embora tenha com que pagar aos seus trabalhadores, fornecedores e acionistas, a médio ou longo prazo estará debilitada até chegar a zero e tornar-se negativa.
Considerando a competitividade das empresas Brasileiras o Brasil desde o inicio do século XX passou por processos de mudanças para que tivesse fortes investimentos estrangeiros, com a implantação do plano real a estabilidade econômica volta a oferecer credibilidade ao Brasil diante de investidores estrangeiros e de empresas multinacionais, porém com a competitividade de empresas multinacionais que aumentaram consideravelmente muitas empresas nacionais não sobreviveram ,o custo Brasil , as deficiências de infra-estrutura e a baixa qualificação de mão de obra foram alguns fatores que prejudicaram a atuação da industria nacional.
A internacionalização pode ser definida como um processo crescente e continuado de envolvimento das operações de uma empresa com países fora de sua base de origem.O Brasil sofreu forte internacionalização de suas operações comerciais, por meio de entrada de capital estrangeiro. Da mesma maneira, após as principais ondas de privatização e desregulamentação alguns empresários estrangeiros optaram pela transferência de tecnologia ou propriedade industrial, a fim de que a empresa nacional viesse a produzir , porém a entrada e a operação em outros países acarretam custos maiores às empresas, em comparação com a atuação no Brasil. Se existisse concorrência perfeita, mobilidade completa dos fatores e tecnologia disponível no