Análise do filme Mentes que Brilham
Profa. Dra Sueli Fernandes
Aluna: Renata Ferreira e Lucia Ramos
Pedagogia 1°B
Análise de filme: Mentes que brilham
1. Fred apresentava alguns indicadores de crianças com superdotação. Quais são eles?
Rapidez e facilidade para aprender; facilidade para abstração, associações, análise e síntese, generalizações; flexibilidade de pensamento; produção criativa; capacidade de julgamento; memória e compreensão incomuns das situações vivenciadas;;talentos específicos, no caso dele, música e matemática.
2. Que talentos e habilidades caracterizavam a superdotação de Fred? Dentre as diferentes tipologias, defina o tipo/área de altas habilidades de Fred e justifique.
Fred aprendeu a ler bem cedo, antes das crianças da idade dele, resultado da sua grande capacidade de aprendizado, além disso, possuía capacidade de concentração e conseguia perceber dicas e fazer coisas que outras crianças precisariam da ajuda de um adulto, relacionava-se bem com adultos e pessoas mais velhas que ele, possuía uma motivação intrínseca para o aprendizado e gostava de aprender coisas novas, além de possuir um talento especial para música e matemática.
Dentro da tipologia, o tipo ao qual ele mais se enquadra era o de talentos especiais, revelando uma aptidão fora do comum para música (principalmente piano) e matemática.
3. Quais seriam os aspectos negativos identificados nas atitudes de Fred, diante da inadequação do atendimento especializado adotado e da desinformação da mãe.
Fred tornou-se desobediente, não aceitando a autoridade da professora, não respeitando horários, andando em companhias inadequadas, culminando com sua fuga.
4. Analise as diferenças nas atitudes e objetivos pretendidos na postura adotada pela mãe e pela professora, diante da superdotação de Fred.
A mãe tratava o filho como uma criança absolutamente normal, sem levar em conta suas necessidades especiais, o que acabava frustrando os anseios de Fred.
Sua professora via apenas o lado