Trabalho sobre o Filme "Um Sonho de Liberdade"
Resumo do filme
"Ocupe-se de viver ou ocupe-se de morrer"
“Lembre-se, Red, a esperança é uma coisa boa. Talvez a melhor coisa. Tudo o que é bom nunca morre. Espero que encontre esta carta e espero que esteja bem. Seu amigo. Andy."
Um pôster de uma atriz na parede é a única esperança de redenção para um inocente na prisão.
É assim que eu resumo, em uma oração, Um sonho de Liberdade, filme que soaria bem melhor com seu título original (algo como Redenção em Shawshank). É uma fábula sobre perseverança, coragem e lealdade num dos lugares onde isso seria menos provável de se encontrarem: uma prisão.
Shawshank é uma daquelas duras e feias casas de detenção norte-americana, com seus diretores corruptos, seus policiais violentos, seu ambiente decadente beirando a selvageria, enfim, aquele ambiente acolhedor que já deu origem a tantos filmes e até séries de televisão. Mas apesar desta ser uma película baseada num conto de Stephen King, não é uma história de terror: é uma fábula sobre a esperança. Se o horror existe ele é psicológico. Está na destruição no humano e sonhador dentro de cada homem.
Quando Andy Dusfrane (Tim Robbins) chega à prisão, logo lhe dizem para não ter esperança no fim do túnel. Mas se não há túnel para se ver uma luz no fim, então construa um túnel! Como um bom geólogo, Andy sabe que tudo só precisa de tempo e de pressão até ceder. Mas quem irá ceder antes? As paredes da prisão ou o o próprio Dusfrane?
Podem aprisionar o corpo de um homem, mas não seu espírito. Para resistir às torturas e sadismos físicos e psicológicos, Andy passa a trazer um pouco de seu mundo dentro da cadeia. Num lugar onde a vida não vale nada, é na amizade de seus companheiros de