O Filme
ACADEMICA: KAROLINY RODRIGUES ALVES
RESENHA CRÍTICA DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE
ESCRITORES DA LIBERDADE. Direção: Richard Lagravenese. Produção: Richard Lagravenese. Roteiro: Richard Lavagranese, Erin Gruwell, Freedom Writers. Elenco: Hillary Swank; Patrick Dempsey; Scott Glenn, Imelda Staunton; April Lee Hernandez; Kristin Herrera; Jacklyn Ngan; Sergio Montalvo; Jason Finn; Deance Wyatt. EUA/Alemanha, 2007. Duração: 123 min. Gênero: Drama.
Resenhado por: Karoliny Rodrigues Alves
Richard Lagravenese tem 54 anos, nasceu em 30 de Outubro de 1959 nos EUA, é produtor e tem vários longa metragem, como: PS Eu Te Amo em 2007; Paris Eu te Amo 2006; A década Under the Influencer 2003, e escritores da Liberdade em 2007.
O filme “Escritores da Liberdade” baseado em fatos reais retrata o desafio de uma professora “Erin Gruwell” do 1º ano do ensino médio, que leciona as disciplina de inglês e literatura numa escola de periferia de Los Angeles/EUA.
Sua turma composta de adolescentes, que possuem em seus contextos históricos, social, cultural, uma infância frustrada, marcada pelo medo e que cresceram totalmente desacreditados na vida, devido a situações de conflitos entre raças nos bairros pobres de Los Angeles.
No entanto o filme se divide em três momentos: o primeiro retrata a alegria de Erin Gruwell em poder finalmente dedicar-se a atividade de professora que era o seu sonho. O segundo já destaca todas as frustrações e desafios nos quais ela passa para poder desenvolver um bom trabalho como professora. É o terceiro momento enfatiza as conquistas alcançadas com sua turma, os frutos colhidos diante o seu esforço.
Recordando-se a o filme ESCRITORE DA LIBERDADE que mostra, no entanto com as dificuldades, com uma serie de problemáticas: violência, desmotivação, indisciplina, e descriminação. A grande maioria dos alunos vinha de uma realidade social violenta, boa parte dos alunos pertenciam a gangues, vinham de famílias desestruturadas e eram