Big data
Bancos, companhias aéreas, operadoras de telefonia, redes de varejistas, são exemplos de empresas que circulam com grandes volumes de informação. Porém, o que importa para o conceito Big Data não é apenas saber os dados, mas sim como usá-los.
Conceito
Podemos definir Big Data como os conjuntos de dados de grande volume e que necessitam de ferramentas especiais para lidar com grandes quantidades, de forma que todas as informações possam ser encontradas, analisadas e também aproveitadas no tempo necessário.
Um exemplo para isso é a quantidade de transações bancárias que ocorrem no mundo a cada segundo, o tráfego de dados de operadoras de celulares, gerenciamento de uma cadeia de empresas e também as redes sociais, que podem determinar vários fatores através das informações dos bancos de dados. Enfim, esses são apenas alguns exemplos entre os vários existentes. Ao ter controle de todos os dados de forma contínua e organizada, uma empresa consegue melhorar um produto, ou mesmo desenvolver uma estratégia de marketing mais eficaz, além disso, é possível ter controle dos gastos, investimentos e resultados.
Big Data é um nome que surgiu na mídia recentemente, mas como vimos, pode ser decisivo em uma empresa. Apesar do termo recente, a ideia de usar da melhor forma o banco de dados de uma companhia não é de hoje.
A proposta principal do Big Data é oferecer uma abordagem ampla no modo de tratar o conjunto de dados e assim tornar todo o resultado mais eficiente e preciso. Vale notar que o conceito de Big Data leva em consideração além da quantidade de dados, também a velocidade de análise e disponibilização deles, bem como a relação entre eles.
5 Vs
Especialistas tentaram resumir o termo Big Data com base do conceito dos cinco “Vs”: volume,