Física - conceitos
ACADÊMICO: CLEBSON GOMES – 2010214848 clebsilva@uft.edu.br ANANÁS, TO 2014
1. O NASCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA MODERNA
Nos anos finais do século XIX, cientistas e pesquisadores de boa parte do mundo acreditavam que os saberes sobre leis físicas e suas propriedades tinham alcançado seu limite e chegado ao fim. Naquela ocasião, as leis envolvendo os estudos sobre eletromagnetismo, propostas por James Clerck Maxwell e Michael Faraday, eram consideradas o ponto final do conhecimento físico, saturando todo o conhecimento produzido ate então e nada mais poderia ser descoberto ou reacrescentado na ciência da natureza dos corpos e da matéria.
Mas, por volta dos anos de 1900, tentando explicar os fenômenos da radiação térmica, Max Planck, revolucionou a física, apresentando a mecânica quântica.
Albert Einstein, que na época era um jovem físico desconhecido alemão, publicou, logo em 1905 a Teoria Especial da Relatividade e a teoria do Efeito Fotoelétrico, que trouxe profundas mudanças e revolucionou a maneira de pensar a ciência científica para o estudo dos fenômenos atômicos.
A partir do desenvol-vimento da Mecânica Quântica, por meio dos trabalhos e pesqui-sas de Niels Bohr, Werner Heisen-berg, Albert Einstein, Wolfgang Pauli, Erwin Schrödinger, entre va-
Albert Einstein – Brasil Escola rios outros, chegou-se a conclusão acerca do comportamento bilateral dos elementos atômicos e das ondas eletromagnéticas, que tanto se manifestavam como partículas, tendo massa e dimensões definidas, quanto se manifestavam como ondas.
Foi quando a física voltou-se para o estudo do mundo microscópico, e foi quando passou a estudar os fenômenos subatômicos, que em seguida, anos mais tarde, possibilitou grandes avanços e desenvolvimentos tecnológicos, como o desenvolvimento das telecomunicações, os avanços na eletrônica, e até mesmo uma explicação mais apurada sobre a evolução do