Conceitos da física
O conceito de força está relacionado com as alterações de quantidade de movimento.
Pode-se definir força, sucintamente, como a causa de qualquer modificação no estado de um corpo, podendo causar sua deformação ou alteração do estado de movimento, tirando o corpo do repouso ou do movimento retilíneo uniforme. A força também pode causar deformação e movimento de uma só vez.
Tipos de Força:
A força nuclear forte e a força nuclear fraca estão presentes no núcleo atômico e não são observadas no cotidiano.
A força eletromagnética é responsável por todas as interações observadas no dia-a-dia, excetuando-se as interações gravitacionais.
A força da gravidade constitui-se na quarta espécie de força, sobre a qual Newton se debruçou, questionando-se sobre o motivo dos objetos caírem no solo.
Leis de Newton
1ª Lei de Newton:
Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
Conhecida como princípio da inércia, a Primeira lei de Newton afirma que a força resultante é nulo, logo a velocidade do objeto é constante. Consequentemente:
Um objeto que está em repouso ficará em repouso a não ser que uma força resultante aja sobre ele.
Um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade a não ser que uma força resultante aja sobre ele.
Demonstração – Pegar um copo com água, colocar um objeto firme em cima do copo, equilibrar o ovo em cima de tampinhas, e puxar o objeto de baixo rapidamente.
Exemplos práticos – como um ônibus parado que entra em movimento, as pessoas que estão dentro se deslocam para frente ou para trás.
2ª Lei de Newton: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.
A segunda lei de Newton, também chamada de princípio fundamental da dinâmica consiste na afirmação de que um corpo em repouso