Conceito da física
Em Mecânica, ponto material é uma abstração feita para representar qualquer objeto que em virtude do fenômeno tem dimensões desprezíveis, ou seja, dimensões tais que não afetam o estudo do fenômeno. Por exemplo, no estudo dos movimentos dos planetas, dada a distância que separa esses corpos suas dimensões são desprezíveis e eles podem ser considerados pontos materiais.
Serve para definir também um objecto que tenha uma infinidade de pontos que se comportem do mesmo modo: assim um ponto material é nada mais do que a representação de todos os pontos deste objecto. Por exemplo, um bloco deslizando com velocidade uniforme sobre um plano pode ser considerado um ponto material, uma vez que todos os seus pontos deslizam em conjunto. De maneira geral corpos que sofrem apenas translação podem ser reduzidos a pontos materiais.
2
Quando o fênomeno estudado não puder prescindir das dimensões do objecto, este será encarado como um corpo extenso. Corpos que sofrem rotação e possuem momento linear são exemplos de corpos extensos.
Em física, um corpo (algumas vezes chamado apenas de objeto) é a coleção de massas tomadas uma a uma. Por exemplo, uma bola de baseball pode ser considerada um objeto, mas ela também consiste de muitas partículas (partes de matéria).
Especificamente, um corpo físico é um objeto que pode ser descrito pelas teorias da mecânica clássica ou mecânica quântica, e experimentada com medidas físicas. Isto inclui determinar a posição, e em alguns casos, a orientação no espaço, bem como as mudanças dele, resultado pela interação de forças.
Um corpo extenso é aquele cujas dimensões não são desprezíveis em relação às medidas envolvidas. Por exemplo um Planeta estudado de perto é um corpo extenso
Já num corpo pontual, ao contrário do extenso, suas dimensões são desprezíveis em relação as medidas efetuadas.
3
O Deslocamento Escalar é a diferença entre os pontos finais e iniciais de um espaço (trajetória). Para descobrir o valor do