conceitos da fisica
- Compreender conceitos básicos de eletricidade
- Entender como funciona a cobrança de energia elétrica
Conteúdo
- Eletrodinâmica: ddp, corrente elétrica, resistência e potência
Tempo estimado
Uma aula
Anos
Ensino Médio
Flexibilização
Para deficiência visual
Para ampliação deste plano, caso haja na sala um deficiente visual, é importante que se faça inicialmente um processo de metacognição com alunos para verificar o que sabem sobre a eletricidade. Nesse caso, o aluno com DV deve também expor seus conhecimentos sobre o assunto. A partir daí, sugere-se que gráficos, fórmulas e leituras sobre a questão sejam “traduzidos” para o Braile, painéis em alto relevo, modelos concretos e outros materiais que podem ser desenvolvidos pelos próprios alunos. Para isso, professor, procure também o AEE de sua escola.
Introdução
No mundo contemporâneo, o avanço da eletrônica é galopante. A todo tempo nos depararmos com dispositivos físicos ou virtuais, que nos surpreendem pela utilidade e facilidade de acesso. Desde as primeiras experiências com a corrente elétrica, o avanço tecnológico aprimora seu uso e descobre um universo gigante de aplicações. No entanto, mesmo o mais complexo equipamento eletrônico, tem como base os conceitos mais simples de eletricidade vistos em sala. Tensão, resistência, corrente elétrica e potência são alguns dos conceitos que serão explorados nesse plano. Lembre-se de que os conceitos de eletricidade têm de ser expostos de forma gradual para que haja uma melhor compreensão dos alunos.
Desenvolvimento
1ª etapa: Elétrons
Inicie a aula abrindo uma discussão em torno do tema eletricidade. Pergunte qual sua importância e suas principais aplicações. Essa parte da física é muito presente no cotidiano de todos os alunos, e, por isso, respostas como redes elétricas das ruas, redes residenciais e eletroeletrônicos vão aparecer aos montes. Fale para eles que a energia elétrica é um dos alicerces da sociedade moderna.