Resenha do Filme - Tempos Moderno
Este texto é baseada no filme Tempos Modernos do cineasta Charles Chaplin, 1936 .
O filme trata vario temas, abordando a industrialização moderna, o relacionamento, a criminalidade, a falta de qualificação para o trabalho dentre outros.
Na figura de Chaplin vimos um operário em sua atividade de trabalho atuando sobre condições precárias e imposta pelo momento de industrialização, momento este do qual a grande massa de empresas com o único objetivo de produzir, utilizou-se da mão de obra do homem para permanecer no mercado industrial.
O fato é que com essa grande movimentação as empresas contratavam funcionários sem oferecer nenhum tipo de beneficio, e estes não possuíam nenhuma qualificação. Como naquele período muitas pessoas se encontravam desempregadas e a concorrência para o trabalho era muito grande, pois muitas pessoas se encontravam na mesma situação os operários eram obrigados a aceitar o que o lhes eram oferecido.
Baixos salários, e jornada de trabalho intensa eram os principais problemas neste período. Os operários eram monitorados e tinham suas atividades controladas até mesmo em seu horário de almoço. Os ritmos da produção eram controlados e aceleradas quando da necessidade do empregador. Trabalhos sobre pressão e em ritmo ininterruptos foi um grande causador de doenças ditas como ocupacionais, Chaplin entra em estado de stress devido as suas atividades serem repetitivas e intensas levando-o a adoecer e vir a ser internado para tratamento.
A industrialização passa por um estado precário do qual grande parte das empresas entram em falência, muitas pessoas se encontram desempregada e passando fome. Chaplin o personagem do filme tenta encontrar emprego em outros segmentos, porem acaba sendo confundido como líder comunista e vai parar na prisão, onde diante das dificuldades acaba se sobressaindo consegue ficar em uma situação melhor e ganha liberdade por ajudar na prisão de um traficante.
Para Chaplin esta