Resenha do Filme Tempos Modernos
Resenha do filme “Tempos Modernos de Charles Chaplin”
Guarulhos
2015
“Tempos Modernos de Charles Chaplin”
O filme “Tempos Modernos” de 1936, conta a história do personagem “Carlitos” dirigido e estrelado por Charles Chaplin.
O filme retrata a opressão vivenciada pelos operários da fábrica que são explorados e pressionados a produzir atividades de forma repetitiva, em máquinas de manuseio perigoso.
Chaplin demonstra uma desvalorização do trabalho humano de forma tão irreverente e impactante, sendo possível, fazermos uma comparação entre a época que esse filme foi produzido e os tempos atuais, porque mostra um contexto social parecido com nosso dia a dia, pois assim como retratado no filme, algumas empresas atualmente têm visto seus funcionários como máquinas que podem a qualquer momento aumentar ou diminuir sua velocidade de trabalho, colocando em segundo plano o capital humano, sonhos, sentimentos, reconhecimento e valorização.
Chaplin retrata a realidade da época, havia várias pessoas desempregadas, passando fome, trabalhando em situações precárias, os operários trabalhavam muito e ganhavam pouco, os trabalhadores queriam melhores condições de trabalho e salário digno, já os patrões queriam maior produtividade e lucros.
Foram utilizadas cenas de sofrimento, em constante movimento de máquinas, homens e Estado, a qual foi representada pelas forças policiais.
Chaplin esforça-se em delinear não somente concepções que abrangem as questões trabalhistas em si, mas também uma perspectiva de humanidade em que a busca pela felicidade é uma constante.
É um filme simples, criativo e engraçado, onde “Carlitos” e uma jovem órfã, por conseqüências da crise, passam por muitas dificuldades e enfrentam muitos obstáculos em busca de uma vida melhor, ambos apenas sonham em ter uma casa confortável e um trabalho fixo.