libras
Direção: Robert Greenwald
Gênero: Suspense
País/Ano: EUA/ 1993
Duração: 97 minutos
Sinopse: Uma professora de educação física surda (Maltin) não percebe quando um de seus alunos (McGinley) esconde uma moeda, rara e roubada, em sua bolsa. Logo depois, o rapaz morre na explosão de seu carro e um policial corrupto (Sheen), que sabia do roubo, começa a perseguí-la, tentando reaver a moeda. Desesperada, a professora pede a ajuda a um amigo (Sweeney) do aluno morto, que passa a protegê-la e decide denunciar o caso ao F.B.I.
Título: Querido Frankie/Dear Frankie
Direção: ShonaAuerbach
Gênero:Drama
País/Ano: Reino Unido/ 2004
Duração: 105 minutos
Sinopse: Frankie é um menino surdo que vive mudando de casa com a mãe solteira, Lizzie,e a avó. Lizzie, na verdade, está fugindo do pai abusivo do garoto e inventou para o filho a imagem de um pai marinheiro, em eternas viagens em alto-mar. Circunstâncias, porém, forçam Lizzie a contratar um desconhecido para se fazer passar pela figura paterna.
Título: O filme surdo de Beethoven
Direção: Ana Torfs
País/Ano: Bélgica/1998
Duração: 86min
Sinopse: Revisão dos últimos anos da vida do compositor Ludwig van Beethoven a partir das anotações que parentes, amigos e conhecidos escreviam para ele em seus diálogos surdos. São perguntas, respostas e impressões deixadas ao compositor, que morreu em 1827. Sua saúde começou a ter rápida deterioração, em 1815, afetando seriamente sua audição. Como não conseguia mais ouvir, ele pedia às pessoas que “falassem” com ele por escrito. Revela-se, assim, a intimidade de um músico que nos seus últimos anos de vida compôs a 9ª Sinfonia e a Missa Solemnis. Das quatro mil páginas de anotações, o filme traz conversas que podem parecer insignificantes, mas que ajudam a compreender o gênio do compositor.
Título: O país dos surdos/ Le paysdessourds
Direção: Nicolas Philibert
Gênero: Documentário
País/Ano: França/ 1992
Duração: 95 min.
Sinopse: A