a calistenia
Calistenia é palavra de origem grega (kallós – belo; sthenos – força; sufixo – ia. No "Dictionaire Grec-Français" de A. Bailly encontramos Kalli-sthenes; para Wood, a tradução seria "cheio de vigor" ou em melhor interpretação "Força Harmônica". Assim, em português, diríamos que a calistenia (serve para promover a graça e força corporal por meio de exercícios musculares". Laudelino Freire ("Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa") empresta à palavra calistenia a seguinte significação: "Coleção de preceitos ginásticos para uso das crianças". Ignoramos o porque dessa limitação às crianças.
Calistenia, segundo Marinho (1980), vem do grego Kallos (belo), Sthenos (força) e mais o sufixo "ia". Com origem na ginástica sueca, apresenta um divisão de oito grupos de exercícios localizados associando música ao ritmo dos exercícios que são feitos à mão livre usando pequenos acessórios para fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos.
Quando ouvimos dizer que os gregos buscavam ou praticavam a calistenia, isto não significa que praticassem o que hoje entendemos por calistenia, mas que buscassem, por meio de exercícios corporais, essa força harmoniosa de que nos fala Wood.
ORIGEM
A CALISTENIA - É por assim dizer, o verdadeiro marco do desenvolvimento da ginástica moderna com fundamentos específicos e abrangentes destinada à população mais necessitada: os obesos, as crianças, os sedentários, os idosos e também às mulheres.
Os responsáveis pela fixação da Calistenia foram o Dr. Dio Lewis e a (A. C. M.) Associação Cristã de Moços com proposta inicial de melhorar a forma física dos americanos que mais precisavam. Por isso mesmo, deveria ser uma ginástica simples, fundamentada na ciência e cativante. Em função disso o Dr. Lewis era contra os métodos militares sob alegação que as mesmas desenvolviam somente a parte superior do corpo e os esportes atléticos não proporcionavam harmonia muscular. Em 1860 aCalistenia foi introduzida nas escolas americanas.