Obesidade
De acordo com a OMS, a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode trazer consequências graves à saúde. É uma doença crônica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as etnias e de todas as idades, reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbidade e mortalidade.
A obesidade é uma doença a qual muita gente não dá a devida importância, entretanto a obesidade acarreta múltiplas consequências graves para a saúde.
Estatísticas
Atualmente, 13% dos adultos brasileiros são obesos, sendo o índice maior entre as mulheres (13,6%) do que entre os homens (12,4%).
A Obesidade infantil encontra-se em níveis crescentes.
Criança Gordinha, não é criança saudável.
Causas
Falta de atividade física;
Tendência (genética);
Fatores emocionais;
Dieta não planejada;
Sedentarismo;
Alto consumo de carboidratos e lipídeos
Diagnóstico
IMC
A Organização Mundial de Saúde , classifica os indivíduos segundo seu estado nutricional através do Índice de Massa Corporal (IMC)
É calculado dividindo o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros.
Equação: IMC = kg / m2 Onde kg é o peso do indivíduo em quilogramas e m é sua altura em m2.
As pessoas que têm um IMC de 30 ou maior são classificadas como obesas.
Circunferência da cintura:
Estudos mais recentes dos diferentes tipos de tecido adiposo têm demonstrado, por exemplo, que a obesidade central (em forma de maçã, tipicamente masculina) tem uma correlação muito superior à doença cardiovascular que o IMC por si só
Quais são os tipos de obesidade?
Obesidade andróide, abdominal ou visceral - quando o tecido adiposo se acumula na metade superior do corpo, sobretudo no abdômen (formato de Maçã)
Obesidade do tipo ginóide - quando a gordura se distribui, principalmente, na metade inferior do corpo, particularmente na região glútea e coxas. É típica da mulher obesa (formato de pêra)