CALISTENIA
Calistenia. Muita gente não saber o que é , mas com certeza já realizou esta prática esportiva alguma vez na vida.
Você se lembra de sua época de escola, quando o professor de educação física mostrava seu lado “chato´´ e obrigava os alunos à realizarem exercícios de ginástica com bastões, flexões de braço, abdominais, barras fixas, saltos e corrida?
Pois é , ele não estava sendo nada chato.Estava realizando um ótimo trabalho, levando aptidão física à turma.
Esse tipo de método se chama Calistenia.
Calistenia, segundo Marinho (1980) citado por Marcelo Costa, vem do grego Kallos (belo), Sthenos (força) e mais o sufixo “ia”.
Com origem na ginástica sueca apresenta um divisão de oito grupos de exercícios localizados associando música ao ritmo dos exercícios que são feitos à mão livre usando pequenos acessórios para fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos.
Acho que agora você lembrou dos bastões, plinto e do banco sueco. Essa pratica com certeza fez parte da sua vida durante o ensino fundamental.
A calistenia foi criada e fixada pelo Dr. Lewis e pela A.C.M(Associação Cristã de Moços), afim de promover saúde e aptidão física em pessoas que não são atletas, pois a prática esportiva de alto rendimento exigia uma seleção natural óbvia. Dr. Lewis constatou que uma atividade física de execução simples e com resultados reais, poderiam ser realizados por qualquer pessoa, mesmo aquelas que não possuíam um acervo motor abrangente.
A ginástica de academia, localizada e aeróbica com certeza é uma neta da calistenia, pois foi fundamentada nos movimentos mais populares dessa vovó esportiva.
Hoje em dia o mercado fitness está se desenvolvendo cada vez mais e a necessidade de inovação faz com que algumas práticas do passado sejam trazidas de volta. As pessoas estão buscando atividades cada vez mais desafiadoras e complexas.
Com isso algumas modalidades como treinamento funcional e o Cros Fit estão em alta.Pelo desafio e