socologos classicos
SOCIOLOGOS CLASSICOS
DOUGLA SOUZA LINHARES
PROPRIA/SE
MARÇO-2014
DOUGLA SOUZA LINHARES
SOCIOLOGOS CLASSICOS
Trabalho apresentado ao Professor, Moises Junior, da disciplina de Sociologia do curso de Administração.
FACULDADE FUNESO
PROPRIA/SE 09-03-2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO p.4
2- OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA p.5
3- ÉMILE DURKHEIM p.6
4- MAX WEBER p.7
5- KARL MARX p.8
Introdução
Este texto, embora ainda em sua versão inicial, pretende ser uma contribuição para a compreensão da Sociologia, enquanto ciência, através do pensamento dos seus três principais clássicos, Marx, Durkheim e Weber, com vistas a identificar as suas contribuições para o estudo da Sociologia das Organizações na atualidade.
Iniciamos o estudo trazendo algumas idéias de Auguste Comte, considerado o pai do Positivismo, corrente de pensamento que influenciou, de forma significativa, a constituição da Sociologia e que perpassa muitas teorias estudadas na atualidade.
O pensamento de Émile Durkheim, que também desenvolve seus estudos com base nas teorias positivistas de Comte, trazendo para o campo das Ciências Sociais a pesquisa metódica e a objetividade nas análises dos problemas sociais.
Um outro pensador que nos ajuda, ainda hoje, a pensar a sociedade contemporânea é Karl Marx, cuja base filosófica é o Materialismo Histórico-Dialético, que tem nos deixado um legado significativo para a compreensão do processo histórico do capitalismo.
Max Weber, através das suas pesquisas iniciais sobre a questão da burocracia e as formas de dominação, é o que contribuiu, de forma significativa,