A ação do chumbo e cádmio no meio ambiente e no organismo humano.
de
Análises Ambientais
Profª Eline Márcia de Jesus
Aluna: Flávia Cristina de Barros
6º semestre Biomed.
Cuiabá/MT
Outubro – 2012
A ação do Chumbo (Pb) e Cádmio (Cd) no meio ambiente e no organismo humano.
Chumbo (Pb)
No meio ambiente :
O chumbo é um tema ambiental importante porque ele é um elemento químico que não se degrada ou se transforma em algum outro material, sendo extremamente difícil a limpeza após sua dispersão no nosso meio ambiente. O chumbo já contamina uma grande parte de nosso ambiente e é prejudicial ao nosso organismo em doses muito pequenas (como a maioria dos metais pesados).
O chumbo ocorre como contaminante ambiental e as concentrações no meio ambiente cresceram de acordo com o aumento do seu uso industrial. Com o advento da Revolução Industrial, as concentrações de chumbo no meio ambiente elevaram-se de forma alarmante, principalmente devido à introdução de compostos orgânicos de chumbo (chumbo tetraetila) como aditivo para gasolina.
Nos últimos anos a demanda de chumbo tem sofrido uma mudança quanto ao tipo de sua utilização. Seu emprego como antidetonante na gasolina e em tintas tem diminuído bastante, porém seu emprego em processos industriais tem aumentado significantemente. Usa-se chumbo na fabricação de canos para conduzirem a água, na fabricação de revestimento de cabos elétricos, de chapas para pias, cisternas e telhados, na indústria de acumuladores, etc. O arsenato de chumbo tem sido muito empregado como inseticida.
A contaminação do solo pelo chumbo pode advir de forma natural ou geológica, como também através de atividades exercidas pelo homem (mineração, indústria e transporte). O solo é considerado um dos depósitos principais de chumbo, pois ao alcançá-lo, este contaminante pode ali permanecer indefinidamente. O chumbo no solo pode estar sob diversas formas: relativamente insolúvel ( sulfato, carbonato ou óxido), solúvel, adsorvido, adsorvido e coprecipitado como sesquióxido, adsorvido em