PROBLEMAS CAUSADOS NO MAU DESCARTAMENTO DAS BATERIAS DE CELULARES

2825 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS- FAEC

Soraia Rodrigues Torres

PROBLEMAS CAUSADOS NO MAU DESCARTAMENTO DAS BATERIAS DE CELULARES

SUMÁRIO
1 JUSTIFICATIVA
2 PROBLEMATIZAÇÃO
3 OBJETIVOS
3.1 GERAL
3.2 ESPECÍFICOS
4 REFERENCIAL TEÓRICO
5 METODOLOGIA
6 CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
APÊNDICE

1 JUSTIFICATIVA Se dez anos atrás já era comum ter um celular, hoje, não é difícil ter mais de um. As operadoras costumam dar descontos e às vezes aparelhos grátis todo ano, de acordo com o nível de relacionamento (valor da conta, plano de dados, longevidade do plano) que tenha com o consumidor. Por isso, estamos sempre trocando de aparelhos e nem sempre damos a devida atenção ao antigo. Nem todo mundo sabe, mas, o cuidado com o armazenamento e descarte de um aparelho antigo, sobretudo sua bateria, é tão importante quanto às funcionalidades e novidades de seu smartphone novinho em folha.
As baterias de celulares apesar de sua aparência inofensiva, são um grande problema ambiental. No simples ato de jogá-las no lixo comum, há o risco das substancias tóxicas e metais pesados que as componham entrarem na cadeia alimentar, causando sérios danos à saúde humana. Mesmo quando esgotadas o seu potencial energético, elas ainda possuem resíduos perigosos que entram, nas cadeias alimentares e acabam se acumulando nos organismos humanos, através da contaminação das águas de rios, lagos e lençóis freáticos.
Esses metais pesados existentes nas baterias de celulares, cujo tema abordado, é um dos poluentes do município de Crateús-ce.,poluição essa, originada devido o descarte inadequado das mesmas. As substancias presentes nelas são altamente tóxicas e possuem alto poder de disseminação e uma capacidade surpreendente de acumular-se no organismo humano, gerando danos a saúde.
A maioria dos fabricantes de aparelhos e inclusive operadores costuma ter planos de recolhimento e reciclagem dos aparelhos, mesmo os

Relacionados