Relatório
INTRODUÇÃO
A Condutimetria é o método que monitora a capacidade de uma solução de conduzir uma corrente elétrica. A condução da eletricidade através das soluções iônicas é devida a migração de íons positivos e negativos quando submetidos a um campo eletrostático. Na Condutimetria a grandeza medida é a condutância (ou condutividade elétrica) de uma solução, que traduz a maior ou menor facilidade com que uma solução conduz a corrente elétrica. Tanto para um condutor metálico como para o eletrolítico verificam-se as leis de Ohm. A lei de Ohm (E=IR) estabelece que a intensidade (I) que passa por um condutor elétrico é inversamente proporcional à resistência (R), onde E representa a diferença de potencial. O inverso da resistência é a condutância (G=1/R), cuja unidade é S (Siemens).
OBJETIVO
Reconhecer eletrólitos fortes e fracos medindo a condutância em meio a aquoso.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais utilizados durante o procedimento:
Béqueres;
Soluções de NaCl e CH3COOH 0,1 mol/l;
Água da CAERN, água destilada e água com açúcar.
Procedimento experimental
Para fazer as análises, as substâncias foram colocadas em um béquer, e depois com a ajuda de um multímetro, foi medido a condutividade de cada substância. Foram feito análises com as seguintes substâncias: água destilada, água com açúcar, água da CAERN, solução de CH3COOH 0,1 mol/L, depois acrescentou-se 0,5 mL de solução 0,1 mol/L de NaCl a água destilada, e depois acrescentou-se 0,5 mL de solução 0,1 mol/L de NaCl a solução de CH3COOH.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Observou-se que na água destilada resultou uma condutividade de 25S, já na água com açúcar teve uma condutividade de 145S, na água da CAERN teve uma condutividade de 403S, na solução de CH3COOH 0,1 mol/L teve uma condutividade de 600S, quando acrescentou 0,5 mL de solução 0,1 de NaCl a água destilada, sua condutividade aumentou bastante, ultrapassou o limite do multímetro, e