Metais
Os metais pesados, também conhecidos como elementos traço, são os elementos químicos que não são encontrados naturalmente em nenhum organismo vivo. São eles: chumbo, mercúrio, cádmio, cromo, arsênio entre outros. Estes não deveriam existir em nenhum grau de concentração em organismos vivos e quando estão presentes são prejudiciais aos próprios e aos que deles se alimentam.
Os metais pesados não podem ser destruídos e são altamente reativos do ponto de vista químico, o que explica a dificuldade de encontrá-los em estado puro na natureza. Normalmente apresentam-se em concentrações muito pequenas, associados a outros elementos químicos, formando minerais em rochas. Quando lançados no meio ambiente como resíduos industriais podem ser absorvidos pelos tecidos animais e vegetais contaminando os ecossistemas terrestres e aquáticos.
Por meio dos rios, mais cedo ou mais tarde, os metais pesados chegam até o ambiente marinho, onde reagindo com a água salgada parte desses poluentes sedimenta-se no leito desse ecossistema, representando um estoque permanente de contaminação para a fauna e flora aquática, onde populações que dependem da pesca acabam se contaminando.
Saiba algumas das principais fontes desses metais:
• Indústrias metalúrgicas, de tintas, de cloro e de plástico PVC (cloreto de polivinila).
• Incineradores de lixo urbano e industrial, que provocam a sua volatilização e formam cinzas ricas em metais, principalmente mercúrio, chumbo e cádmio.
• Garimpo de aluvião, método que usa mercúrio para descoberta e retirada do ouro
• Indústrias de pilhas e baterias que usam chumbo na composição dos produtos
• Indústria bélica
• Galvanoplastia
Contaminação por mercúrio - o caso Minamata
Minamata, Japão ano de 1956, dia 1º de maio, quatro pacientes dão entrada em um centro de saúde pública de Kimamoto, apresentando disfunções do sistema nervoso. Neste ano foi estruturado um comitê especialmente voltado a investigar a doença, até então de