Contaminantes Inorganicos Trabalho De Quimica
O processo de urbanização desenfreado e o desenvolvimento industrial têm ocasionado efeitos negativos ao meio ambiente, tais como a contaminação e degradação de recursos minerais. Dentro da problemática industrial, um dos principais problemas que se destaca é o grande volume de contaminantes inorgânicos, como os metais pesados.
Os metais se diferenciam dos compostos orgânicos tóxicos, por não serem totalmente degradáveis em formas não tóxicas. Embora eles possam ser transformados em formas insolúveis. O destino final dos metais pesados normalmente são os solos e sedimentos. E desempenham funções importantes no metabolismo dos seres vivos. E para o ser humano, existem 14 metais essenciais: cálcio, potássio, sódio, magnésio, ferro, zinco, cobre, estanho, vanádio, cromo, manganês, molibdênio, cobalto e níquel (Emsley, 2001). Entretanto, acima de uma faixa de concentração ótima, o metal passa a exercer uma ação tóxica sobre o desenvolvimento do ser vivo, sendo que há um limite de concentração, acima do qual o metal é letal. A presença de um metal em um corpo d’água ou no solo pode afetar os seres que ali habitam de duas formas básicas: pode ser tóxico ao organismo ou pode ser bioacumulado, tendo seu efeito potencializado ao longo da cadeia alimentar. Por exemplo, ostras e mariscos podem conter níveis de mercúrio e cádmio que são 100 mil vezes maiores do que os presentes na água em que vivem. Podendo ser encontrados em despejos de diferentes tipos de indústrias, como mineradoras, galvanoplastia, curtumes e manufaturas de produtos eletrônicos.
A toxidade dos metais pesados (Hg,Pb,Cd e As) está ligada a forma de cátions, e a maioria e altamente tóxica quando ligada a cadeias curtas de átomos de carbono. Bioquimicamente, o mecanismo da ação tóxica aumenta com a força de afinidade dos cátions com enxofre. Portanto,, grupos sulfidrilas,-SH, os quais ocorrem normalmente as enzimas que controlam a velocidade das reações metabólicas críticas no