A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
1 INTRODUÇÃO
A Perícia Contábil é concebida como uma atividade de examinar as coisas e os fatos, reportando sua autenticidade e opinando sobre as causas, essências e efeitos da matéria examinada.
O profissional com formação acadêmica em Ciências Contábeis – Ensino Superior, inscrito no CRC (após exame de suficiência) poderá auditar e emitir o parecer de entidades.
No presente trabalho abordarei os seguintes tópicos: Principais Procedimentos da Perícia Contábil; Auditoria; Controladoria; Planejamento Tributário e Ciências Atuárias.
2 DESENVOLVIMENTO
PERÍCIA CONTÁBIL
A Perícia Contábil por desempenhar um trabalho técnico, utilizando da ciência contábil e, por apresentar uma essência sólida e eficaz, na realização do trabalho pericial, está sendo cada vez mais utilizada nos processos judiciais para auxiliar na composição das sentenças judiciais.
Compreende-se por Perícia Contábil, o conjunto de procedimentos técnicos e científicos realizados para levar a instância decisória elementos de prova que contribuam na justa solução do litígio.
O objeto da perícia contábil refere-se ao que está se tratando na perícia, os fatos, as questões relacionadas, o ensejo, ou seja, é um conjunto de procedimentos que devem ser levados em consideração no momento de elaborar a perícia contábil.
Os procedimentos se focam em fundamentar a conclusão pericial através de laudos ou parecer do perito, e conforme a natureza do procedimento.
Eles são feitos Segundo NBC T 13 item 13.4 e itens subsequentes as modalidades se distinguem da seguinte forma:
Exame
Vistoria;
Indagação;
Investigação
Arbitramento;
Mensuração;
Avaliação;
Certificação;
EXAME
O exame é a análise de livros, registros das transações e documentos.
VISTORIA
A vistoria é a diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação,