A aprendizagem organizacional nos dias atuais
Nas últimas décadas, a humanidade vivencia um ambiente de constantes mudanças, cuja velocidade tem se tornado crescente. Os desafios para manter ou tornar uma organização competitiva levaram a uma mudança de paradigmas, colocando o conhecimento e o seu gerenciamento no centro do processo, tornando o mesmo o fator de produção mais importante da economia da informação.
Aprendizagem organizacional nos dias atuais
Segundo MARQUES (2008), a aprendizagem organizacional pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta e/ou indireta, dentro e fora da empresa.
Apesar da mesma ser discutida há considerável tempo, na última década dois aspectos principais fizeram que houvesse um maior interesse nesse estudo. O primeiro aspecto atraiu a atenção de disciplinas como a Economia e a Sociologia, através da visualização de que a experiência em aprender provém substancialmente da facilidade em adquirir novos conhecimentos. O segundo aspecto é a percepção, por parte das organizações, da dimensão da importância da aprendizagem organizacional para o incremento da competitividade empresarial (EASTERBY-SMITH; BURGOYNE; ARAUJO, 2001).
Assim, a capacidade da organização aprender é fator chave para a criação do conhecimento.
Gestão estratégica do conhecimento
A Gestão estratégica do conhecimento é uma filosofia gerencial que busca organizar o conhecimento tácito, residente na mente das pessoas, visando transformá-lo em vantagem estratégica e competitiva para as organizações.
Esse conhecimento tácito, resultante das experiências dos indivíduos que integram a organização, é encarado como o capital intelectual e a verdadeira chave para a resolução dos problemas e para a construção das soluções necessárias ao negócio das organizações.
Desta forma, a gestão do conhecimento visa converter os bens intelectuais de uma organização em maior produtividade e aumento de