Ciências sociais
A velocidade da mudança e os desafios do mundo globalizado estão levando as organizações a se adaptarem ao novo ambiente de negócio para sua própria sobrevivência. Está havendo uma nova abordagem e uma nova visão do futuro das organizações.
As tendências organizacionais no mundo moderno se caracterizam por:
1. Cadeias De Comandos Mais Curtas: * A tendência atual é de enxugar níveis hierarquicos, eliminá-los para proporcionar estruturas horizontais, que representam maior fluidez e flexibilidade.
2. Menos Unidade De Comando: * Está acabando o tradicional princípio de uma pessoa reportar-se a um único superior. A ascendência vertical (subordinação ao chefe), está sendo substituída pelo relacionamento horizontal (em direção ao cliente), com isso aproxima o funcionário do cliente.
3. Amplitudes De Controles Mais Amplas: * As organizações estão partindo para amplitudes administrativas mais amplas, que reduzem a supervisão direta e facilitam a delegação de responsabilidade e maior autonomia às pessoas.
4. Mais participaçao e empowerment: * Os gerente estão delegando mais meios para fortalecer as pessoas em todos os níveis para que elas possam tomar todas as decisões que afetam o seu trabalho. O empowerment proporciona maior responsabilidade e autonomia às pessoas, que passam a trabalhar mais livremente e com o mínimo de supervisão direta.
5. Staff como consultor e não como executor: * A tendência atual é de transformar o staff de prestador de serviços em consultor interno. Quem deve executar é a linha. A função do staff é orientar a linha para que ela faça todo seu trabalho e não substituí-la em certas atividades.
6. Ênfase nas equipes de trabalho: * Os antigos departamentos e divisões estão cedendo lugar a equipes de trabalho, definitivas ou transitórias.
7. A organização como um sistema de unidades de negócios interdependentes: * Cada vez mais, as organizações estão se estruturando sobre unidades