O adolescente e o ato infracional
Esta produção vem retratar a atuação do adolescente infrator, os quais estão expostos na comunidade, que os julga sem procurarem verdadeiramente quais as razões que os levaram as práticas de tais crimes, de comum acordo estão também os governantes que muitas vezes fazem ilustrações de ajuda para mídia, mas o que ocorre são verdadeiros descasos.
2 DESENVOLVIMENTO
O Brasil se encontra em um falso crescimento econômico interno e externo, por volta de uns duzentos anos atrás, mas precisamente em 1.808 quando a Família Real Portuguesa veio se refugiar no Brasil Colônia, os interesses da realeza fizeram com que o Sudeste se transformasse em um lugar mais descente aos olhos do rei, tendo em vista as grandes obras realizadas neste período, ou seja, a maioria dos brasileiros viviam em estado de penúria total, mas uma minoria privilegiada gozava das riquezas do nosso país. Nada diferente do que enfrentamos na realidade atual, quem tem poder manda, quem não tem obedece, o ECA (Estatuto Da Criança e do Adolescente) Lei Número 8.069, em seu Artigo 4 diz que é “dever da família, da sociedade em geral, da comunidade e do poder público assegurar os direitos da vida”, mas o que acontece é um descaso da parte de muitos governantes.
O governo pressiona a sociedade da classe baixa, média e alta, com altos impostos e juros, impondo leis sobre leis, dando fins ilícitos ao dinheiro público, corrupção, troca de favores e a realidade é a mesma, se tampa um pequeno buraco, mas abre uma cratera, criando uma sociedade revoltada e quem mais sofre as conseqüências são as crianças e adolescentes, gerando assim o “adolescente infrator”.
Pela ECA o adolescente infrator são crianças que tiveram sua infância roubada pelas drogas, tráfico, armas, roubo, furto, homicídio, latrocínio, etc. Atinge todas as classes sociais, classe baixa, média e alta. O crime em si não escolhe brancos, negros, pardos, etc. Ele é alcançado por aqueles que tem baixo conhecimento do saber, o querer e o