behavioriso

1478 palavras 6 páginas
BEHAVIORISMO

O ESTUDO DO COMPORTAMENTO
O termo Behaviorismo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado “Psicologia: como os behavioristas a veem” por John B. Watson. “Behavior” significa “comportamento” e ele definiu como: “um ramo experimental e puramente objetivo da ciência natural”. A sua meta é a previsão e controle do comportamento. Watson postulava o comportamento como objetivo da psicologia. O Behaviorismo nasceu como uma reação à introspecção e à psicanálise que tentavam lidar com o funcionamento interior e não observável da mente. Apesar de colocar o “comportamento” como objeto da psicologia, o Behaviorismo foi, desde Watson, modificando o sentido desse termo. Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
Para explicar a adoção desses termos, duas razões podem ser apontadas: uma metodológica e outra histórica.
• A razão metodológica deve-se ao fato de que os analistas experimentais do comportamento tomaram, como modo preferencial de investigação, um método experimental e analítico.
Com isso, os experimentadores sentiram a necessidade de dividir o objeto para efeito de investigação, chegando a unidades de análise.
• A razão histórica refere-se aos termos escolhidos e popularizados, que foram mantidos posteriormente por outros estudiosos do comportamento, devido ao seu uso generalizado.
Comportamento, entendido como interação indivíduo-ambiente, é a unidade básica de descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento.
B. Watson (1878-1958) é considerado o autor do behaviorismo, mas é necessário que se diga que Watson foi na verdade, o porta-voz dessa abordagem, devendo ser lembrado que

antes de Watson, dois pesquisadores deram os primeiros passos dessa abordagem: o americano E. L. Thorndike (1874-1949) e o russo Ivan Pavlov (1849-1936).

A ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
O mais

Relacionados

  • PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
    1204 palavras | 5 páginas
  • beharp
    2780 palavras | 12 páginas