A Agressividade na infância
1- O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA 03
2- AUTOCONCEITO 06
3- A AGRESSIVIDADE 07
4- A CORRELAÇÃO ENTRE OS TRÊS CONCEITOS 08
5- A AGRESSIVIDADE NA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 6 ANOS 09
6- A AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 10
7- COMO LIDAR COM O PROBLEMA DA AGRESSIVIDADE 11
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
Este estudo tem por objetivo discutir o tema sobre o desenvolvimento social, o autoconceito e o desenvolvimento da agressividade na educação infantil. Por ser um tema amplo será disposto aqui o conceito por partes de cada item, a correlação entre eles, como acontece o desenvolvimento da agressividade dentro e fora da escola e o como lidar com o problema da agressividade em casa e na educação infantil.
1. O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA
Chama-se de desenvolvimento social o comportamento observado no modo de alguém agir diante de uma dada situação ou pessoa. Aqui evidenciamos o desenvolvimento social da criança.
Para que o desenvolvimento social de uma criança seja pleno precisa ser fundamentado nos aspectos físicos, psicológicos e principalmente cognitivos. Quando esses aspectos são respeitados e estão em harmonia o desenvolvimento social da criança ocorre de maneira linear e sem grandes problemas, por isso, vale lembrar, que a medicina se encarrega dos cuidados físicos, a psicologia da carga emocional e a pedagogia da aprendizagem. Tudo isso é importante por que diante do grande desafio que é o desenvolvimento social da criança um aspecto está ligado ao outro. Cada fase da vida é caracterizada por aspectos que influenciam no desenvolvimento infantil fazendo com que a criança sinta que é parte do processo de interação social. São eles:
Nascimento: Por ser totalmente dependente do adulto o bebê inicia seu desenvolvimento com grande vínculo de dependência o que só poderá perder mais tarde. O interessante é que com seis semanas ele já reage de modo específico à voz do pai ou da mãe e exerce os