psicologia do esporte
Curso de Educação Física – Bacharelado
Anderson Kleber
Erisson Rafael
José Wagner de Souza Silva
Leyveson Emanuel Silva de Lira
Wandilson Gomes Florêncio Cumaru Junior
Percepção de adolescentes sobre a agressividade nas diferentes modalidades esportivas oferecidas pela escola.
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Psicologia do
Esporte, pelos alunos do 7
º período de Educação Física, sob a orientação da profª Ana Maria Sá Barreto Maciel. Servindo de complemento avaliativo da IIª Unidade.
Caruaru/2014
Sumário
Resumo
Introdução
Desenvolvimento
Considerações Finais
Referências
Anexos
Resumo
Introdução
No ambiente escolar, pode ser observado a necessidade de reflexões sobre os impactos da sociedade e cultura do consumo, que afetam as relações.
Adolescência O desenvolvimento do ser define-se na adolescência (um termo característico de região), que situa-se entre a infância e a fase adulta, é nesta fase que ocorre o florescimento físico, cognitivo, emocional e social do ser, ocorrendo a evolução durante toda a vida. Segundo Osório (1992), a adolescência é uma fase de vida caracterizada por transformações psicológicas e sociais que acompanham o processo biológico da puberdade. Esta fase é marcada por uma instabilidade extensiva a todos os aspectos do indivíduo, que se vê impelido a cumprir determinadas tarefas: a maturação biológica, bem como a formação e solidificação da identidade, entendida no âmbito sexual, pessoal e profissional (Aberastury, 1983). Tantas exigências favorecem a vulnerabilidade e podem levar a concretização dos chamados riscos de desenvolvimento (Marturano, Elias & Campos, 2004. Yunes & Szymanski, 2001). Estes por sua vez, podem ter origem na própria organização do mundo interno do adolescente, bem